“O mercado já não se conquista, satisfaz-se”.

E só da satisfação do mercado pode resultar o sucesso de uma qualquer empresa. Nos dias de hoje, mais do que nunca, as empresas de retalho encontram-se sujeitas a processos contínuos de mudança para se adaptarem às alterações do seu meio envolvente. A sobrevivência de uma empresa comercial está diretamente associada à sua capacidade de atualização permanente e de adotar as mais recentes ferramentas de gestão que o mercado oferece.

A situação económica das empresas e o aumento da concorrência estão a causar preocupações no setor retalhista. Com modelos de crescimento tradicionais e as margens de lucro a diminuir, os retalhistas necessitam adotar novas estratégias de crescimento para enfrentarem as tendências globais.

A competência, o preço baixo e a notoriedade já não são suficientes para o sucesso de uma empresa. A competição é tão feroz que qualidade e preço reduzido são fatores obrigatórios e, quem quiser fidelizar a relação com os consumidores, terá de apostar na relação.

Já não se trata de satisfazer as necessidades dos clientes, mas de exceder as suas expectativas.
Ultrapassar as expectativas implícitas e explícitas dos clientes é o grande desafio que se impõe aos empresários do retalho os nossos dias.

São inúmeros os desafios com que os retalhistas se depararam para aumentar as suas vendas e os lucros, num ambiente cada vez mais competitivo, são disso exemplo:

  • A elevada concorrência;
  • Os clientes cada vez mais informados e exigentes;
  • Mercados cada vez menos homogéneos e mais difíceis de satisfazer;
  • A necessidade de dar resposta imediata às necessidades do cliente;
  • A necessidade de antecipar as expectativas dos clientes.

Impõe-se a modernização das atividades empresariais do comércio através da adoção de soluções de gestão que permitam a agilização dos processos e a rentabilização dos negócios.

As soluções disponibilizadas pela VerdeData para Lojas e Comércio a Retalho permitem-lhe, com menor esforço, controlar e gerir a sua empresa libertando-o de tarefas rotineiras e repetitivas para focalizar a sua atenção no cliente. Desta forma, ficará mais disponível para apostar na relação com o seu cliente criando sentimentos de confiança entre o consumidor e o vendedor, algo indispensável à diferenciação de qualquer estabelecimento comercial e à sua sobrevivência.

Outros Setores